Visitas Guiadas

Descrição

  • As visitas educativas são voltadas para grupos de até 30 pessoas, com duração total de 2 horas. Seu público-alvo são estudantes do sistema de ensino público e privado, associações e entidades que promovem actividades culturais e sociais.

    Por sua vez, as visitas técnicas atendem grupos de até 6 pessoas, com duração total de 3 horas. Seu público-alvo são pesquisadores, estudantes universitários ou de escolas técnicas, e profissionais de instituições culturais. A visita percorre as áreas técnicas da agência – Centro de Documentação e Pesquisa do Cinema. São apresentados equipamentos, documentos, materiais e fluxos de trabalho, permitindo ao público conhecer de forma mais aprofundada as actividades desempenhadas pela agência para preservação e difusão do património audiovisual angolano.

    Mediante agendamento, as visitas educativas são realizadas de segunda a quarta-feira, enquanto as visitas técnicas são realizadas de quinta a sexta-feira, das 9h às 15h. O espaço oferece computadores com internet e conexão wi-fi.

    Coleção de Periódicos

    A coleção de periódicos é especializado em cinema e/ou vídeo; existe também periódicos de caráter cultural mais amplo.

    Os periódicos especializados estrangeiros compõem um conjunto de fascículos, reúnem coleções bastante significativas das revistas Filmelândia (1954-1963), Cinelândia (1952-1967), Filme Cultura (1966-1988), Guia de Filmes (1967-1987), Cine Imaginário (1985-1990), Cinemin (1982-1993), Cinemais (1996-2002), etc. Dentre os periódicos estrangeiros destacamos: Jornal of Film Preservation, the American Cinematographer, Cahiers du Cinéma, Positif, Sight and Sound, Cine Cubano e Journal of the SMPTE e muito mais. Há um grande esforço da Biblioteca em atualizar os títulos internacionais, preferencialmente os nacionais.

    A Catalogação é de maneira a compatibilidade de informações sobre a produção cinematográfica nacional, existente no acervo da instituição.

    A política de preservação dos materiais não fílmicos é traduzida em teorias básicas em seguintes ações:
    - Prospeção e incorporação de acervos bibliográficos e arquivísticos;
    - Conservação e guarda dos materiais respeitando as especificidades dos formatos e suportes;
    - Catalogação e descrição de cada material, respeitando sua origem e metodologia apropriada; baseando-se nas regras e metodos de classificação universal;
    - Implantação de serviços de referência, com vistas à garantia de acesso seguro pelos consulentes, fomentando pesquisas referentes ao campo do audiovisual;
    - Execução de programa de digitalização dos itens documentais, para fins de conservação e acesso.

    O acervo fotográfico é constituído por mais de 2.000 mil itens (analógicos e digitais) em suportes de ampliações em papel nacional e estrangeiro, personalidades e eventos do campo do audiovisual.

    Os cartazes de filmes e eventos compõem uma das coleções mais preciosas do acervo de documentos relacionados à produção audiovisual do Cinema Nacional.

    Os arquivos dos cineastas António Ole, Asdrúbal Rebelo, Ruy Duarte de Carvalho, Carlos Henrique, Beto Moura Pires Orlando Fortunato e muito mais, inclui roteiros, guiões literários e técnicos, storyboards, argumentos, projectos e listas de diálogos de filmes, planos de orçamentos folhetos, prémios, diplomas de mérito e troféus.

    Nos Arquivos e Coleções estão conservados documentos raros produzidos por críticos, cineastas, pesquisadores e entidades do audiovisual; uma expressiva coleção de cartazes de filmes e eventos; além de fotografias de filmes e personalidades do cinema angolano e estrangeiro.

    O acervo da biblioteca atualmente é constituído por livros, periódicos, recortes de jornais, catálogos guias, enciclopédias, dicionários e folhetos incluído a parte da livraria que alberga literatura geral nacional, literatura infantil e um conjunto de literatura angolana escrita em castelhano.

    A Biblioteca de cinema reúne um acervo bibliográfico e audiovisual nacional e internacional especializado, contempla também assuntos relacionados, como televisão, vídeo, fotografia, políticas culturais.

    O acervo fotográfico é constituído por mais de 2.000 mil itens (analógicos e digitais) em suportes de ampliações em papel nacional e estrangeiro, personalidades e eventos do campo do audiovisual.

    Os cartazes de filmes e eventos compõem uma das coleções mais preciosas do acervo de documentos relacionados à produção audiovisual do Cinema Nacional.