• ANGOLA E CABO VERDE REFORÇAM COOPERAÇÃO BILATERAL NO SECTOR DA CULTURA


    Uma delegação do Ministério da Cultura encontra-se em visita oficial à República de Cabo Verde entre os dias 9 e 13 de março do corrente ano, com o objectivo de reforçar os laços de cooperação bilateral no domínio da cultura e das indústrias criativas.

    A visita insere-se no quadro da diplomacia cultural entre os dois países lusófonos e tem como propósito fundamental a consolidação dos acordos já firmados e a exploração de novas áreas de parceria, a destacar: literatura, cinema, formação, artes plásticas, indústrias da música e o património cultural.

    Durante a missão, estão previstas reuniões de trabalho com entidades governamentais cabo-verdianas, visitas a instituições culturais, centros de formação artística e espaços dedicados à criação e difusão das indústrias culturais. A delegação angolana irá igualmente analisar oportunidades de cooperação técnica, artística e institucional com foco na promoção da língua portuguesa como elo cultural entre os dois povos.

    A delegação angolana foi composta pelo Ministro da Cultura, Filipe Zau, o Diretor Geral da Agência Nacional das Indústrias Culturais e Criativas, Asdrubal Rebelo, a Diretora Geral do Instituto Nacional do Património Cultural, Cecília Gourgel, o Diretor do Gabinete Jurídico de Intercâmbio, Daniel João Jorge, a Diretora de Gabinete, Cristina Camuhoto e da Conselheira da Embaixada de Angola em Cabo Verde, Carla Boaventura.

    A visita representa um passo importante na consolidação de uma agenda cultural comum entre Angola e Cabo Verde, e reafirma o compromisso de ambos os países com a valorização da cultura como factor de desenvolvimento sustentável e de identidade nacional.